A ANASO realizou nos dias 12 e 13, em Benguela, o Workshop Sub-Nacional sobre Sustentabilidade das OSC na Resposta à SIDA ,TB e Malária.
O Workshop teve o apoio da Frontline Aid e reuniu cinquenta participantes das províncias de Luanda, Benguela, Cuanza Sul e Bié, e teve o apoio financeiro do Fundo Global através do Mecanismo de Coordenação Nacional.
Este Workshop teve como objetivo principal: Fortalecer as capacidades das Organizações da Sociedade Civil, para garantir a Sustentabilidade Institucional, Programática e Financeira na resposta às três doenças, alinhado às necessidades das comunidades.
Para ANASO e parceiros, o workshop representou um marco relevante no reforço da resposta comunitária à SIDA ,TB e Malária, tendo contribuído significativamente para o debate nacional sobre sustentabilidade das OSC no atual contexto de transição de financiamentos.
Este Workshop decorreu sob o lema: Sustentabilidade com Voz comunitária, um compromisso com a vida!
O Director do Gabinete Provincial da Saúde de Benguela, Dr. António Manuel Cabinda, Reconheceu Que Ainda Há Muito Trabalho Junto Das Comunidades, Para Melhorar Os Serviços De Saúde De Forma Generalizada.
O Dr. Cabinda disse ainda que o trabalho comunitário com as Organizações da Sociedade Civil deve continuar e, aliás, deve ser melhorado! Porque, reconhece que ali, é onde está o caminho para a melhoria da saúde da população.
Dr. Cabinda reconhece que as OSC precisam de maior financiamento. Não só o financiamento externo, mas também buscar outras fontes de financiamento porque “nós sabemos que ali onde está o caminho para a melhoria da saúde da população”, frisou.
Para o actual contexto que o mundo vive, António Coelho, Presidente da Anaso, chamou atenção sobre o apoio e as contribuições do país e as responsabilidades sociais para a sustentabilidade das ações comunitárias.
Este workshop representou um marco relevante no reforço da resposta comunitária às epidemias do VIH/SIDA, Tuberculose e Malária, tendo contribuído significativamente para o debate nacional sobre a sustentabilidade das OSC no actual contexto de transição de financiamentos.
A ANASO é uma resposta inter Organizações de mais de 28.350 activistas contra os problemas da SIDA, TB e Malária em Angola.