ANASO PARTICIPA NO PRIMEIRO ENCONTRO DE REFLEXÃO COM LÍDERES ECLESIÁSTICOS E OBF NO ÂMBITO DAS JORNADAS DO DIA MUNDIAL DA SIDA

A Rede ANASO foi convidada a participar do Primeiro encontro com os líderes Eclesiásticos, um evento realizado pela UNISOCIAL, líder Coordenador das Organizações Baseadas na Fé junto da ANASO, que realizou no dia 28 de Dezembro de 2024, pelas 10 horas, no Salão Nobre da Catedral do Maculusso, em Luanda, o primeiro encontro de reflexão sobre as acções de prevenção ao VIH/SIDA nas igrejas, tratar sobre questões relacionadas aos abandonos ao tratamento antirretroviral, e o aumento sobre o estigma e discriminação às pessoas Vivendo com o VIH/SIDA.  


O referido encontro está ligado a parceria existente entre a ANASO e a ONUSIDA, para a realização de diversas actividades, a destacar, o Encontro de Reflexão com Líderes Eclesiásticos e OBF.
O encontro teve como objectivo o Fortalecimento e a participação das igrejas na resposta ao VIH/SIDA, promovendo a inclusão, o acolhimento e o apoio aos indivíduos afectados pela doença; a sensibilização dos líderes religiosos sobre o impacto do VIH/SIDA em suas comunidades, o combater o estigma e a discriminação relacionados ao VIH/SIDA, a promoção a conscientização sobre a importância da prevenção e do tratamento antirretroviral e o desenvolver redes de apoio nas igrejas para indivíduos e famílias afetadas pelo VIH/SIDA.


Sobre o Estígma e a Discriminação, o Presidente da Unisocial, Manuel Mendel estabeleceu a este respeito que muitos cidadão no seio familiar, estão sofrendo muito.

O Pastor Alberto Suende mostrou-se preocupado pela falta de engajamento das igrejas junto das Pessoas Vivendo com o VIH/SIDA e parabenizou a Unisocial, na qualidade de Líder Coordenador das Organizações Baseadas na Fé junto da ANASO, envolver todas as igrejas e líderes religiosos.

Hamilton dos Santos, em Representação do OPA, chamou atenção que falta o comprometimento dos líderes religiosos na promoção da saúde.

O Presidente ANASO interrogou a todos, por que as igrejas desistiram de ajudar Angola na luta contra a SIDA desde 2013? Recordava ele, que o envolvimento das OBF era mais abrangente.

António Coelho chamou atenção de todos, que a Unisocial tem a responsabilidade de liderar este processo de engajamento com os pastores, líderes comunitários e OBF para resgatar o compromisso de continuar a apoiar a todos os níveis as Pessoas Vivendo com o VIH.